Usagi Yojimbo

Usagi Yojimbo

Salve Aventureiros, hoje irei falar sobre um dos títulos da Dark Horse um personagem que poucos conhecem e que teve uma aparição na série animada das tartarugas ninjas Usagi Yojimbo.

Para quem não conhece conta a História de uma versão divertida e animada sobre um coelho que quer aperfeiçoar suas técnicas de espada e acaba encontrando conflitos políticos da época. O personagem tem grande referencia de um dos samurais mais conhecidos Miyamoto Musashi. A história acontece no período Edo no século 16 criados e desenhada pelo cartunista nipo-americano Stan Sakai em 1987. A série foi de grande sucesso, vendeu bonecos, roupas, e o coelho, Usagi, até apareceu em um episódio da série As tartarugas ninja.

Usagi Yojimbo
Série Tartarugas Ninja de 1987

Usagi perambula pela terra em um musha shugyo , ocasionalmente vendendo seus serviços como guarda-costas.

Com grande influência do cinema japonês, Usagi Yojimbo incluiu referências ao trabalho de Akira Kurosawa e a outros ícones do cinema japonês popular como Lobo Solitário, Zatoichi e Godzilla. A série também é influenciada um pouco por Groo the Wanderer por Sergio Aragonés, mas o tom geral de Usagi Yojimbo é um pouco mais sério.

Usagi Yojimbo

Muitas vezes há histórias cujo objetivo é ilustrar vários elementos das artes e ofícios japoneses, como a criação de pipas, espadas e cerâmica. Esses esforços foram bem-sucedidos o suficiente para que a série recebesse o prêmio Parents ‘Choice em 1990 por seu valor educacional através da habilidosa tecelagem de fatos e lendas de Sakai em seu trabalho.

A série foi tão bem aceita que ganhou prêmios pelo mundo todo e é usado como referência em universidades americanas.

Versão para Netflix

Usagi Yojimbo

Em 2022 a Netflix lançou uma versão animada e mais leve de Usagi.

As Crônicas de Usagi: O Coelho Samurai mostra a versão adolescente de Usagi Yojimbo que deseja se tornar um verdadeiro Samurai e salvar sua cidade de Monstros, ninjas e alienígenas.

Dividido em 2 temporadas e com a censura de A10 a série tenta abordar um público mais jovem e teve 68% de aprovação.